Socorro! Meu airlock não borbulha!

Um caso que tem gerado polêmica  nas redes sociais é o famoso “Meu airlock não está borbulhando”. Uma dúvida comum entre os homebrew iniciantes que está deixando os experientes de cabelo em pé por ter de responder repetidas vezes à mesma pergunta nos grupos rsrsrs.

Mas vamos lá pessoal, com calma tudo se ajeita. Eu mesmo já me deparei no começo de minha “carreira” cervejeira com essa dúvida.

Fui lá, terminei minha brassagem, coloquei os menininhos pra nadar no mosto (coloquei a levedura) e então fui dormir feliz da vida com meu dia de trabalho…

No dia seguinte… “O QUE? NÃO ESTÁ FERMENTANDO???”…. espero mais um dia, dois e nada de “fermentação” acontecendo.

Com o tempo e ajuda de pessoas mais experientes eu descobri que isso não tem nada a ver.

Não podemos afirmar que uma cerveja está ou não fermentando apenas pelo lindo borbular do airlock. A única maneira segura é através da medição da densidade, utilizando aí ou Densímetro ou Refratômetro.

O problema é que alguns cervejeiros, sobretudo os iniciantes, esquecem de medir a densidade. Parte desse problema devido aos cursinhos rápidos ou vídeos de internet que só dão importância para a brassagem e fervura pulando algumas etapas importantes do processo de fabricação.

Agora, se está fermentando WTF meu airlock não borbulha???

Aponto aqui alguns casos em que isso acontece, vamos lá?


Vazamento no fermentador

Esse é para mim o principal motivo. Você acha que seu balde fermentador está devidamente lacrado, mas não está. Aí o gás carbônico começa a vazar por uma pequena fresta.

Pouca gente sabe, mas quando se lacra manualmente o balde, você não está de fato lacrando ele. Isso porque o balde fermentador possui dois níveis. É impossível atingir o segundo nível com as mãos. Para realmente lacrar você precisará usar um martelo de borracha (ou então um martelo normal com um pano para não “machucar” o balde).

Aqui tem um vídeo que ensina bem como fazer isso CLIQUE AQUI

Espaço sobrando

Parece estranho, mas isso aconteceu comigo quando eu estava com um mosto de 10 litros em um galão de água como fermentador de 20 litros.

O chamado head space, que é o espaço entre o mosto e o airlock, era tão grande que não deu nem tempo do gás carbônico preencher aquele espaço e sair dentro de 7 dias rssrrssr.

Levedura não hidratada

Outro erro comum ocasionado pelos cursinhos rápidos. Joga-se a levedura seca no balde ou hidrata-se de forma errada. Isso não quer dizer que sua cerveja não vá fermentar, mas retarda muito o processo de fermentação.

Pra mim a hidratação é fundamental. Ao jogar diretamente no mosto você está matando 50% das células. Menos células, menos força de produção, mais demora para borbulhar, fermentação retardada ou, pior, afeta o gosto da cerveja.

Enfim. Esses são alguns exemplos do que imagino que possa ter ocorrido caso seu airlock não borbulhe.

Ah o contrário também acontece. O airlock chega a explodir de tanto que borbulha (como na foto acima), mas isso é assunto pra outro post.

Se você conhece alguns outros casos, poste aqui nos comentários. Conhecimento nunca é demais!!

Um grande abraço e cheers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: