Especial: Mulheres Cervejeiras

Na semana internacional da mulher, o Blog do Tozzi traz histórias de mulheres que abandonaram suas carreiras originais em busca da realização de um sonho e pela paixão em fazer cerveja. São quatro entrevistas que mostram que a superação em um mercado, ainda com predominância masculina, não é algo nada fácil.

O assédio, o clima de desconfiança no trabalho, a ideia ainda arcaica de que, “lugar de mulher no meio cervejeiro se restringe à propaganda”, ou, “cerveja de mulher deve ser levinha”, ainda é bem comum, mesmo que em menor frequência ou de forma menos explícita como há tempos atrás.

No entanto, e para nossa felicidade, cada vez mais vemos esse quadro se alterar por força e empenho de mulheres que assumem a posição de protagonistas sem se enfraquecer frente à grande concorrência e pressão masculina.

Além disso, estudos recentes mostram que o consumo de bebidas alcoólicas por mulheres, já é quase o mesmo que a dos homens. Historicamente, o homem sempre bebeu mais, alguns números indicando uma diferença de até 12 vezes, porém em dados atuais da OMS (Organização Mundial da Saúde), essa diferença chegou a 1,1, entre os nascidos entre 1991 e 2000.

Esse crescimento e a necessidade de se posicionar melhor, levou mulheres a ser organizar em redes sociais. Como é o exemplo da comunidade “Mulheres Cervejeiras” no facebook, que reúne desde apreciadoras da bebida, até mestre cervejeiras e sommeliers, como uma forma de sociabilizar, integrar e fortalecer os vínculos entre as participantes.

Tal organização chamou tanto a atenção que se tornou objeto de estudos em 2016. A turismóloga, Thais Cristovão de Melo, analisou a relação entre lazer, consumo e sociabilidade das integrantes da comunidade, e concluiu que a bebida, tradicionalmente associada ao mundo masculino, tem sido reapropriada pelas mulheres, sendo utilizada para expressar o empoderamento feminino.

Nesta séria, escolhemos mulheres de diferentes locais do país e que fazem parte de uma nova safra de cervejeiras que vêm cada vez mais se destacando no mercado por sua criatividade e ousadia.

Acompanhe durante a semana no blog a história de Marci Santiago, Alaine Magalhães, Fabiana Bontempo e Patrícia Sanches que, em busca de sua realização pessoal, não mediram esforços e foram atrás de seu sonho.

Anúncios

Um comentário em “Especial: Mulheres Cervejeiras

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: